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MANUEL BANDEIRA

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Mensaje por Maria Lua el Lun 27 Abr 2009, 20:58

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MANUEL BANDEIRA





(Manuel Carneiro de Souza Bandeira Filho )




19/4/1886  Recife (Estado de Pernambuco)
13/10/1968  Rio de Janeiro (Estado do Rio de Janeiro)






Uno de los más importantes poetas brasileños.
Arquitecto frustrado por la turbeculosis, que le compensó con la amistad de Paul Éluard en el Sanatorio de Clavadel( Suiza), ejerció la ensenanza universitaria, plenamente dedicado a la literatura.


Inicialmente parnasiano, ha sido entronizado por Mário de Andrade como "o São João Batista do Modernismo Brasileiro". En efecto, es una figura primordial, no sólo de la poesía moderna, sino también de la crítica y del ensayo. La extensa correspondencia epistolar con Mário, publicada bajo los auspicios dei Instituto de Estudios Brasilenos de la Universidad de São Paulo (USP), prueba la certeza de esa afirmación y documenta el primer momento heroico del movimiento.


Su obra poética atraviesa incólume los modismos, incluso en los anos 60 cuando la vanguardia se expandía en olas. Bandeira es el interlocutor perfecto; su sencillez alcanza cuerpo, altura y profundidad, y tanto en lo coloquial como en lo cotidiano de su obra se impregna la dura realidad interna de la vida.


Esencialmente poeta, pero también teórico, autor de memorias, crítico, traductor, conferencista y cronista, resulta gratamente recomendable la lectura de su Itinerário de Pasárgada (1954), verdadera trayectoria vital, un luminoso camino que fluye como río.


Son marcos de su consistente poética, toda ella vibrante de unidad: A Cinza das Horas (1917), Carnaval (1919), Libertinagem (1930), Estrela da Manhã (1936), Opus 10 (1952), Estrela da Tarde (1963). Obra completa publicada por Editora Nova Aguilar, de Rio de Janeiro.  


********************************************************





DESENCANTO






Yo hago versos como quien llora


De desaliento ... de desencanto ...


Cierra mi libro, si por ahora


Razón no tienes para tu llanto.






Mi verso es sangre. Lujuria ardiente ...


Tristeza suelta ... vana aflicción ...


Duele en las venas. Acre y caliente,


Cae, gota a gota, del corazón.






Y en estos versos de angustia loca


Corre la vida, mis labios hiere,


Dejando acerbo gusto en la boca.


— Yo hago versos como quien muere.




**************************




 DESENCANTO






Eu faço versos como quem chora


De desalento ... de desencanto ...


Fecha o meu livro, se por agora


Não tens motivo nenhum de pranto.






Meu verso é sangue. Volúpia ardente ...


Tristeza esparsa ... remorso vão ...


Dói-me nas veias. Amargo e quente,


Cai, gota a gota, do coração.






E nestes versos de angústia rouca


Assim dos lábios a vida corre,


Deixando um acre sabor na boca.






- Eu faço versos como quem morre.


       
*******************************************************








ESTRELLA DE LA MAÑANA






Quiero la estrella de la mañana


¿Dónde está la estrella de la mañana?


Mis amigos mis enemigos


Busquen la estrella de la mañana


Ella desapareció iba desnuda


¿Desapareció con quién?


Busquen por todas partes






Digan que soy un hombre sin orgullo


Un hombre que acepta todo


(Qué me importa?


Quiero la estrella de la mañana






Tres días y tres noches


Fui asesino y suicida


Ladrón, bellaco, falsario






Virgen mal sexuada


Atribuladora de los tristes


Jirafa de dos cabezas


Pecad por todos pecad con todos


Pecad con los tunantes


Pecad con los sargentos


Pecad con los fusileros navales


Pecad de todas las maneras


Con los griegos y los troyanos


Con el cura y con el sacristán


Con el leproso de Pouso Alto






Después conmigo


Te esperaré con novenas cabalgadas


comeré tierra y diré cosas de una ternura tan sencilla


Que tú desfallecerás






Busquen por todas partes


Pura o degradada hasta la última bajeza


Quiero la estrella de la mañana.






**************************
                                                    




A Estrela da Manhã




Eu quero a estrela da manhã
Onde está a estrela da manhã?
Meus amigos meus inimigos
Procurem a estrela da manhã


Ela desapareceu ia nua
Desapareceu com quem?
Procurem por toda a parte


Digam que sou um homem sem orgulho
Um homem que aceita tudo
Que me importa? Eu quero a estrela da manhã


Três dias e três noites
Fui assassino e suicida
Ladrão, pulha, falsário


Virgem mal-sexuada
Atribuladora dos aflitos
Girafa de duas cabeças
Pecai por todos pecai com todos


Pecai com os malandros
Pecai com os sargentos
Pecai com os fuzileiros navais
Pecai de todas as maneiras


Com os gregos e com os troianos
Com o padre e com o sacristão
Com o leproso de Pouso Alto


Depois comigo


Te esperarei com novenas cavalhadas
comerei terra e direi coisas de uma ternura tão simples
Que tu desfalecerás
Procurem por toda parte
Pura ou degradada até a última baixeza
eu quero a estrela da manhã






******************






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Última edición por Maria Lua el Sáb 18 Jul 2020, 07:25, editado 1 vez
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Mensaje por Ignacio Bellido el Mar 28 Abr 2009, 07:54

Gran poeta y es un acierto el haberlo traido a este foro y además en la versión original también, para mayor valoración de su cadencia poética.
Un abrazo
Ignacio Bellido
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Mensaje por Walter Faila el Mar 28 Abr 2009, 12:36

Que lindo es aprender a vuestro lado, gracias por taerlo, un beso Maria.-
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Juan Martín
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Mensaje por Juan Martín el Sáb 02 Mayo 2009, 12:08







¡Qué grata sorpresa encontrarme con uno de los poetas que más me gustan!

Muchas gracias por traerlo.

Os dejo una traducción que he hecho de un poema suyo.

Besos y felicidades por un foro tan interesante y bonito.

J, Martín






Porquinho-da-Índia

Quando eu tinha seis anos
Ganhei um porquinho-da-índia.
Que dor de coração eu tinha
Porque o bichinho só queria estar debaixo do fogão!
Levava ele pra sala
Pra os lugares mais bonitos, mais limpinhos,
Ele não gostava:
Queria era estar debaixo do fogão.
Não fazia caso nenhum das minhas ternurinhas...

- O meu porquinho-da-índia foi a minha primeira namorada.




Conejillo de indias

Cuando tenía seis años
Me regalaron un conejillo de indias.
¡Cómo padecía
Porque el bichito sólo quería estar debajo del fogón!
Lo llevaba a la sala
A los lugares más bonitos, más limpitos,
Y a él no le gustaba:
Sólo quería estar debajo del fogón.
No prestaba la menor atención a mis carantoñas...

- Mi conejillo de indias fue mi primera novia.




Manuel Bandeira
Trad.: Juan Martín
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Mensaje por Maria Lua el Sáb 02 Mayo 2009, 21:03

Gracias, Juan!
Te felicito por la traducción de
"Porquinho-da-Índia ",
un tierno poema de Manuel Bandeira...
Un beso
Maria Lua
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Mensaje por Evangelina Valdez el Mar 08 Ene 2013, 12:29

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"MI GRAN TERNURA..."

Mi gran ternura
esas aves muertas,
para que
las arañas diminutas.
Mi gran ternura
Para las mujeres
que eran hermosas chicas
y mujeres feas,
las mujeres
que han sido deseable
y dejó de ser.
Para las mujeres
que me amaba y que yo
no podía amar .
Mi gran ternura
esos poemas
que no pude lograr.
Mi gran ternura
por los seres queridos
de edad sin malicia.
Mi gran ternura
Por las gotas de rocío
que son el único adorno
de una tumba.




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"LO IMPOSIBLE, CARIÑO"

Escucha, no quiero decir que mi deseo
Solo quiero decirte que mi amor
Oh, a cambio me das tanta felicidad
que podía restaurar
- Sé reponer -
En el corazón roto
Las más puras alegrías de tu infancia! (Manuel Bandeira)


Evangelina Valdez
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Mensaje por Evangelina Valdez el Mar 08 Ene 2013, 12:47

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"A ESTRELA"

Vi uma estrela tão alta,
Vi uma estrela tão fria!
Vi uma estrela luzindo
Na minha vida vazia.

Era uma estrela tão alta!
Era uma estrela tão fria!
Era uma estrela sozinha
Luzindo no fim do dia.

Por que da sua distância
Para a minha companhia
Não baixava aquela estrela?
Por que tão alta luzia?

E ouvi-a na sombra funda
Responder que assim fazia
Para dar uma esperança
Mais triste ao fim do meu dia.

---
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"LA ESTRELLA"

vi una estrella tan alta,
vi una estrella tan fría!
vi una estrella que brilla
en mi vida vacía.

Era una estrella tan alta!
Era una estrella tan fría!
Solo fue una estrella
brillante en el día.

¿Por qué la distancia
Por mi compañía
no bajó esa estrella?
¿Por qué tan alto lucía?

Entonces lo oí en la sombra
que sólo ha respondido
a dar esperanza
al final más triste de mi día.

(Pedro, María Lua, Pascual...
¿Puede uno de ustedes hacer la correcta
traducción?)

Gracias anticipadas.

Maria Lua
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Mensaje por Maria Lua el Sáb 18 Jul 2020, 07:21


Poética 

Estou farto do lirismo comedido

Do lirismo bem comportado

Do lirismo funcionário público com livro de ponto expediente protocolo e manifestações de apreço ao Sr. diretor

Estou farto do lirismo que para e vai averiguar no dicionário o cunho vernáculo de um vocábulo
Abaixo os puristas
Todas as palavras sobretudo os barbarismos universais

Todas as construções sobretudo as sintaxes de exceção

Todos os ritmos sobretudo os inumeráveis

Estou farto do lirismo namorador

Político

Raquítico

Sifilítico

De todo lirismo que capitula ao que quer que seja fora de si mesmo

De resto não é lirismo

Será contabilidade tabela de co-senos secretário do amante exemplar com cem modelos de cartas e as diferentes maneiras de agradar às mulheres, etc

Quero antes o lirismo dos loucos

O lirismo dos bêbedos

O lirismo difícil e pungente dos bêbedos

O lirismo dos clowns de Shakespeare

— Não quero mais saber do lirismo que não é libertação.


*******************



POÉTICA

Estoy harto del lirismo comedido
Del lirismo bien disciplinado
Del lirismo funcionario público con libro
de amonestación expediente pro-
[tocolo y manifestaciones de aprecio
[al señor director.

Estoy harto del lirismo que se para y va a
averiguar en el diccionario el cuño
[vernáculo de un vocablo.

Abajo los puristas
Todas las palabras sobre todo los barbarismos universales
Todas las construcciones sobre todo las sintaxis de excepción
Todos los ritmos sobre todo los innumerables

Estoy harto del lirismo enamorador
Político
Raquítico
Sifilítico
De todo lirismo que capitula a lo que
quiere que sea fuera de sí mismo.

De resto no es lirismo
Será contabilidad tabla de cosenos
secretario del amante ejemplar
[con cien modelos de cartas y las
[diferentes maneras de agradar a las
[mujeres etc.

Quiero antes el lirismo de los locos
El lirismo de los borrachos
El lirismo difícil y punzante de los ebrios
El lirismo de los clowns de Shakespeare

- No quiero saber más del lirismo que no es liberación.



_________________



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Mensaje por Maria Lua el Dom 19 Jul 2020, 07:33

Chama e Fumo
Llama y Humo
Amor – chama, e, depois, fumaça…Amor- llama, y, luego, humo…
Medita no que vais fazer:Medita sobre tu futuro:
O fumo vem, a chama passa…El humo viene, la llama pasa…
Gozo cruel, ventura escassa,Cruel gozo, ventura escasa
Dono do meu e do teu ser,Dueño del ser, mío y tuyo,
Amor – chama, e, depois, fumaça…Amor – llama, y, luego, humo…
Tanto ele queima! e, por desgraça,¡Tanto quema! y, por desgracia
Queimando o que melhor houver,Quemando todo lo que haya
O fumo vem, a chama passa…El humo viene, la llama pasa
Paixão puríssima ou devassa,Pasión libertina o muy casta
Triste ou feliz, pena ou prazer,Triste o feliz, pena o júbilo
Amor – chama, e, depois, fumaça…Amor – llama, y, luego, humo…
A cada par que a aurora enlaça,A cada par que la aurora  enlaza,
Como é pungente o entardecer!¡Cuán punzante es el atardecer!
O fumo vem, a chama passa…El humo viene, la llama pasa…
Antes, todo ele é gosto e graça.Antes, todo en él es gusto y gracia
Amor, fogueira linha a arder!Amor, ¡hoguera de fiero arder!
Amor – chama, e, depois, fumaça…Amor – llama, y, luego, humo…
Porquanto, mal se satisfaçaPor tanto, aunque satisfaga
(Como te poderei dizer?…),(¿Cómo te lo haré saber?)
O fumo vem, a chama passa…El humo viene, la llama pasa…
A chama queima. O fumo embaça.La llama quema, el humo mancha.
Tão triste que é! Mas… tem de ser…¡Muy triste es! Pero así debe ser…
Amor?… – chama, e, depois, fumaça:¿Amor? Llama, y, luego, humo:
O fumo vem, a chama passa…El humo viene, la llama pasa…


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Mensaje por Maria Lua el Dom 19 Jul 2020, 07:36

O Último Poema






Assim eu quereria o meu último poema.

Que fosse terno dizendo as coisas mais simples e menos intencionais

Que fosse ardente como um soluço sem lágrimas

Que tivesse a beleza das flores quase sem perfume

A pureza da chama em que se consomem os diamantes mais límpidos

A paixão dos suicidas que se matam sem explicação.





[Tienes que estar registrado y conectado para ver este vínculo]  BANDEIRA, M., Manuel Bandeira — 50 poemas escolhidos pelo autor, Ed. Cosac Naify, São Paulo, 2006.




El último poema
 
Así querría yo mi último poema
 
Que fuese tierno diciendo las cosas más simples y menos intencionales
Que fuese ardiente como un sollozo sin lágrimas
Que tuviese la belleza de las flores casi sin perfume
La pureza de la llama en que se consumen los diamantes más límpidos.
La pasión de los suicidas que se matan sin explicación.


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Mensaje por Maria Lua el Lun 20 Jul 2020, 06:06

Manuel Bandeira
Recife, 1886 - Rio de Janeiro, 1968
 
(Manuel Carneiro de Sousa Bandeira Filho; Recife, 1886 - Rio de Janeiro, 1968) Poeta brasileño que destacó también como ensayista, cuentista, crítico, traductor, periodista y docente; representante de la primera fase del modernismo en Brasil, fue un maestro del verso libre e influyó en varias generaciones de escritores de su país.
Estudió en Río de Janeiro y en Sao Paulo pero no finalizó los estudios de ingeniería por los mismos motivos de salud que, más tarde, lo obligaron a buscar climas más benignos en varios lugares de Brasil y, en 1913, en Suiza. En este país conoció a P. Éluard, quien posteriormente confesó haber entrado en el mundo de la poesía precisamente gracias a Bandeira.
En 1914 regresó a Brasil y se dedicó a la poesía y al estudio. Colaboró, como crítico literario, musical y cinematográfico, en varios periódicos y revistas. Enseñó literatura en Río de Janeiro (1938), y literaturas hispanoamericanas en la Universidad de Brasil (1943-1956). Recibió diversos premios y reconocimientos a su obra. Fue miembro de la Academia Brasileña de las Letras desde 1940.
Autor de ensayos, antologías de poetas brasileños, composiciones teatrales clásicas y modernas, biografías, historias de la literatura, quince novelas, y traductor de obras de Schiller, Shakespeare, Inés de la Cruz y Omar Khayyan, su fama se halla ligada a la poesía, para la que había mostrado cierta predisposición desde la infancia. Personalidad artística de primera línea y difícilmente catalogable, cabe ubicarle dentro del Modernismo por sus ideales estéticos y ciertas soluciones formales, como el uso del verso libre, aspecto en el que, de manera personal e independiente, se adelantó a su tiempo, vinculándose a Cruz y a Sousa, y proponiendo una nueva poesía que superase el espíritu ochocentista y burgués.
Ello explica que se abstuviera de participar en las manifestaciones de la Semana de Arte Moderno del año 1922, a las que no necesitaba sumarse. Ya en 1917 había publicado A cinza das horas que, a pesar de mostrar la búsqueda de nuevas formas poéticas, ponía de relieve sus fuentes simbolistas y, por determinados aspectos, románticas, expresadas a través de formas casi parnasianas.
Con Carnaval (1919) la dubitativa búsqueda se transformaba en abierta intención renovadora. En los nuevos ritmos, llenos de lirismo y emoción, que la ironía impedía que se convirtiera en sentimentalismo, aparecían el sentimiento de la muerte y la consiguiente ansia de redescubrir, revalorizándolos y viviéndolos intensamente, todos los aspectos de la realidad, en un intento de identificarse con ella y sobrevivir.


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Mensaje por Maria Lua el Lun 20 Jul 2020, 06:07


O RIO




Ser como o rio que deflui
Silencioso dentro da noite.
Não temer as trevas da noite.
Se há estrelas nos céus, refleti-las.
E se os céus se pejam de nuvens,
Como o rio as nuvens são água,
Refleti-las também sem mágoa
Nas profundidades tranqüilas.






EL RIO
 
Ser como el río que fluye
Silencioso entre la noche.
No temer a las tinieblas.
Si en el cielo hay estrellas, reflejarlas.
Y si el cielo se carga de nubes,
Como el río las nubes son agua
Reflejarlas también sin pesar
En la profundidades tranquilas.
 
De Bello Bello, 1948.


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Mensaje por Maria Lua el Lun 20 Jul 2020, 06:12





O   M A R T E L O




As rodas rangem na curva dos trilhos
Inexoravelmente
Mas eu salvei do meu naufrágio
Os elementos mais cotidianos.
O meu quarto resume o passado de todas as casas que habitei.

No meio da noite


No cerne duro da cidade
Me sinto protegido.
Do jardim do convento
Vem o pio da coruja.
Doce como um arrulho de pomba.
Sei que amanhã quando acordar
Ouvirei o martelo do ferreiro
Bater corajoso o seu cântico de certezas.



**************





El martillo


Las ruedas rechinan en la curva de los rieles
Implacablemente.
Pero yo salvé de mi naufragio
Los elementos más cotidianos.
Mi cuarto resume el pasado de todas las casas
    que habité.
En la noche
En el duro corazón de la ciudad
Me siento protegido.
Desde el jardín del convento
Viene el trinar de la coruja.
Dulce como arrullo de paloma.
Sé que mañana cuando despierte
Oiré el martillo del herrero
Golpear animoso su canción de certidumbres.


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Mensaje por Maria Lua el Lun 17 Ago 2020, 11:29

Porquinho-da-Índia

Quando eu tinha seis anos
Ganhei um porquinho-da-índia.
Que dor de coração me dava
Porque o bichinho só queria estar debaixo do fogão!
Levava ele prá sala
Pra os lugares mais bonitos mais limpinhos
Ele não gostava:
Queria era estar debaixo do fogão.
Não fazia caso nenhum das minhas ternurinhas…

— O meu porquinho-da-índia foi minha primeira namorada.


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Mensaje por Maria Lua el Sáb 22 Ago 2020, 06:21

Os sapos





Enfunando os papos,

Saem da penumbra,

Aos pulos, os sapos.

A luz os deslumbra.





Em ronco que aterra,

Berra o sapo-boi:

- "Meu pai foi à guerra!"

- "Não foi!" - "Foi!" - "Não foi!".





O sapo-tanoeiro,

Parnasiano aguado,

Diz: - "Meu cancioneiro

É bem martelado.





Vede como primo

Em comer os hiatos!








O poema Os sapos (o trecho inicial encontra-se reproduzido acima) foi criado em 1918 e deu o que falar ao ser declamado por Ronald de Carvalho durante a emblemática Semana de Arte Moderna de 1922.
Numa crítica clara ao parnasianismo (movimento literário que definitivamente não representava o poeta), Bandeira constrói esse poema irônico, que tem métrica regular e é profundamente sonoro.
Trata-se aqui de uma paródia, uma maneira divertida encontrada pelo eu-lírico de diferenciar a poesia que praticava daquela que vinha sendo produzida até então.
Os sapos são, na verdade, metáforas para os diferentes tipos de poetas (o poeta modernista, o vaidoso poeta parnasiano, etc). Aos longo dos versos vemos os animais dialogarem sobre como se constrói um poema.









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Mensaje por Maria Lua el Lun 24 Ago 2020, 08:08

Irene no céu




Irene preta
Irene boa
Irene sempre de bom humor.




Imagino Irene entrando no céu:
— Licença, meu branco!
E São Pedro bonachão:
— Entra, Irene. Você não precisa pedir licença.




**********************




AIrene en el cielo




Irene negra
Irene buena
Irene siempre de buen humor.




Imagino a Irene entrando al cielo:
- ¡Disculpe, mi blanco!
Y San Pedro afable:
- Adelante, Irene. Tú no necesitas pedir permiso.


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como el vino de la pasión
y la rosa roja del amor
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Mensaje por Maria Lua el Vie 28 Ago 2020, 15:01

O inútil luar


É noite. A Lua, ardente e terna,
Verte na solidão sombria
A sua imensa, a sua eterna
Melancolia . . .
Dormem as sombras na alameda
Ao longo do ermo Piabanha.
E dele um ruído vem de seda
Que se amarfanha . . .


No largo, sob os jambolanos,
Procuro a sombra embalsamada.
(Noite, consolo dos humanos!
Sombra sagrada!)


Um velho senta-se ao meu lado.
Medita. Há no seu rosto uma ânsia . . .
Talvez se lembre aqui, coitado!
De sua infância.


Ei-lo que saca de um papel . . .
Dobra-o direito, ajusta as pontas,
E pensativo, a olhar o anel,
Faz umas contas . . .


Com outro moço que se cala,
Fala um de compleição raquítica.
Presto atenção ao que ele fala:
— É de política.


Adiante uma senhora magra,
Em ampla charpa que a modela,
Lembra uma estátua de Tanagra.
E, junto dela,


Outra a entretém, a conversar:
— "Mamãe não avisou se vinha.
Se ela vier, mando matar
Uma galinha."


E embalde a Lua, ardente e terna,
Verte na solidão sombria
A sua imensa, a sua eterna
Melancolia . . .
 


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Mensaje por Maria Lua el Sáb 29 Ago 2020, 02:15

Debussy


Para cá, para lá . . .
Para cá, para lá . . .
Um novelozinho de linha . . .
Para cá, para lá . . .
Para cá, para lá . . .
Oscila no ar pela mão de uma criança
(Vem e vai . . .)
Que delicadamente e quase a adormecer o balança
— Psio . . . —
Para cá, para lá . . .
Para cá e . . .
— O novelozinho caiu.


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Mensaje por Maria Lua el Sáb 29 Ago 2020, 02:15

Enquanto a chuva cai


A chuva cai. O ar fica mole . . .
Indistinto . . . ambarino . . . gris . . .
E no monótono matiz
Da névoa enovelada bole
A folhagem como o bailar.


Torvelinhai, torrentes do ar!


Cantai, ó bátega chorosa,
As velhas árias funerais.
Minh'alma sofre e sonha e goza
À cantilena dos beirais.


Meu coração está sedento
De tão ardido pelo pranto.
Dai um brando acompanhamento
À canção do meu desencanto.


Volúpia dos abandonados . . .
Dos sós . . . — ouvir a água escorrer,
Lavando o tédio dos telhados
Que se sentem envelhecer . . .


Ó caro ruído embalador,
Terno como a canção das amas!
Canta as baladas que mais amas,
Para embalar a minha dor!


A chuva cai. A chuva aumenta.
Cai, benfazeja, a bom cair!
Contenta as árvores! Contenta
As sementes que vão abrir!


Eu te bendigo, água que inundas!
Ó água amiga das raízes,
Que na mudez das terras fundas
Às vezes são tão infelizes!


E eu te amo! Quer quando fustigas
Ao sopro mau dos vendavais
As grandes árvores antigas,
Quer quando mansamente cais.


É que na tua voz selvagem,
Voz de cortante, álgida mágoa,
Aprendi na cidade a ouvir
Como um eco que vem na aragem
A estrugir, rugir e mugir,
O lamento das quedas-d'água!


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Mensaje por Maria Lua el Sáb 29 Ago 2020, 02:16

Andorinha


Andorinha lá fora está dizendo:
— "Passei o dia à toa, à toa!"


Andorinha, andorinha, minha cantiga é mais triste!
Passei a vida à toa, à toa . . .


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Mensaje por Maria Lua el Sáb 29 Ago 2020, 08:31

Meninos carvoeiros


Os meninos carvoeiros
Passam a caminho da cidade.
— Eh, carvoero!
E vão tocando os animais com um relho enorme.


Os burros são magrinhos e velhos.
Cada um leva seis sacos de carvão de lenha.
A aniagem é toda remendada.
Os carvões caem.


(Pela boca da noite vem uma velhinha que os recolhe, dobrando-se com um gemido.)


— Eh, carvoero!
Só mesmo estas crianças raquíticas
Vão bem com estes burrinhos descadeirados.
A madrugada ingênua parece feita para eles . . .
Pequenina, ingênua miséria!
Adoráveis carvoeirinhos que trabalhais como se brincásseis!


—Eh, carvoero!


Quando voltam, vêm mordendo num pão encarvoado,
Encarapitados nas alimárias,
Apostando corrida,
Dançando, bamboleando nas cangalhas como espantalhos desamparados.


Petrópolis, 1921
 


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Mensaje por Maria Lua el Dom 30 Ago 2020, 07:03

O bicho


Vi ontem um bicho
Na imundície do pátio
Catando comida entre os detritos.


Quando achava alguma coisa,
Não examinava nem cheirava:
Engolia com voracidade.


O bicho não era um cão,
Não era um gato,
Não era um rato.


O bicho, meu Deus, era um homem.



 

Rio, 27 de dezembro de 1947


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Mensaje por Maria Lua el Mar 01 Sep 2020, 11:11

O anel de vidro


Aquele pequenino anel que tu me deste,
– Ai de mim – era vidro e logo se quebrou…
Assim também o eterno amor que prometeste,
- Eterno! era bem pouco e cedo se acabou.


Frágil penhor que foi do amor que me tiveste,
Símbolo da afeição que o tempo aniquilou, –
Aquele pequenino anel que tu me deste,
– Ai de mim – era vidro e logo se quebrou…


Não me turbou, porém, o despeito que investe
Gritando maldições contra aquilo que amou.
De ti conservo no peito a saudade celeste…
Como também guardei o pó que me ficou
Daquele pequenino anel que tu me deste…


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Mensaje por Maria Lua el Dom 06 Sep 2020, 04:29

alõezinhos


Na feira do arrabaldezinho
Um homem loquaz apregoa balõezinhos de cor:
— "O melhor divertimento para as crianças!"
Em redor dele há um ajuntamento de menininhos pobres,
Fitando com olhos muito redondos os grandes balõezinhos muito redondos.


No entanto a feira burburinha.
Vão chegando as burguesinhas pobres,
E as criadas das burguesinhas ricas,
E mulheres do povo, e as lavadeiras da redondeza.


Nas bancas de peixe,
Nas barraquinhas de cereais,
Junto às cestas de hortaliças
O tostão é regateado com acrimônia.


Os meninos pobres não vêem as ervilhas tenras,
Os tomatinhos vermelhos,
Nem as frutas,
Nem nada.


Sente-se bem que para eles ali na feira os balõezinhos de cor são a única mercadoria útil e verdadeiramente indispensável.


O vendedor infatigável apregoa:
— "O melhor divertimento para as crianças!"
E em torno do homem loquaz os menininhos pobres fazem um círculo inamovível de desejo e espanto.


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Mensaje por Maria Lua el Lun 07 Sep 2020, 07:16

Pardalzinho


O pardalzinho nasceu
Livre. Quebraram-lhe a asa.
Sacha lhe deu uma casa,
Água, comida e carinhos.
Foram cuidados em vão:
A casa era uma prisão,
O pardalzinho morreu.
O corpo Sacha enterrou
No jardim; a alma, essa voou
Para o céu dos passarinhos!


Petrópolis, 10-3-1943


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Mensaje por Maria Lua el Sáb 12 Sep 2020, 12:23

Meninos carvoeiros


Os meninos carvoeiros
Passam a caminho da cidade.
— Eh, carvoero!
E vão tocando os animais com um relho enorme.


Os burros são magrinhos e velhos.
Cada um leva seis sacos de carvão de lenha.
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Os carvões caem.


(Pela boca da noite vem uma velhinha que os recolhe, dobrando-se com um gemido.)


— Eh, carvoero!
Só mesmo estas crianças raquíticas
Vão bem com estes burrinhos descadeirados.
A madrugada ingênua parece feita para eles . . .
Pequenina, ingênua miséria!
Adoráveis carvoeirinhos que trabalhais como se brincásseis!


—Eh, carvoero!


Quando voltam, vêm mordendo num pão encarvoado,
Encarapitados nas alimárias,
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Petrópolis, 1921


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Mensaje por Maria Lua el Dom 13 Sep 2020, 02:03

Escucha, no quiero decir que mi deseo
Solo quiero decirte que mi amor
Oh, a cambio me das tanta felicidad
que podía restaurar
- Sé reponer -
En el corazón roto
Las más puras alegrías de tu infancia!


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Mensaje por Maria Lua el Vie 09 Oct 2020, 11:17

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Mensaje por Maria Lua el Sáb 10 Oct 2020, 01:40

Obras

Manoel Bandeira possui uma das maiores obras poéticas da moderna literatura brasileira, dentre poesias, prosas, antologias e traduções:

Poesia


  • A Cinza das Horas (1917)

  • Carnaval (1919)

  • Libertinagem (1930)

  • Estrela da Manhã (1936)

  • Lira dos Cinquent'anos (1940)


Prosa


  • Crônica da Província do Brasil (1936)

  • Guia de Ouro Preto, Rio de Janeiro (1938)

  • Noções de História das Literaturas (1940)

  • Noções de História das Literaturas (1940)

  • Autoria das Cartas Chilenas (1940)

  • Literatura Hispano-Americana (1949)

  • De Poetas e de Poesia - Rio de Janeiro (1954)

  • A Flauta de Papel - Rio de Janeiro (1957)

  • Itinerário de Pasárgada (1957)

  • Andorinha, Andorinha (1966)
    Antologia

    • Antologia dos Poetas Brasileiros da Fase Romântica (1937)
    • Antologia dos Poetas Brasileiros da Fase Parnasiana (1938)
    • Antologia dos Poetas Brasileiros Bissextos Contemporâneos (1946)
    • Antologia Poética (1961)
    • Poesia do Brasil (1963)
    • Os Reis Vagabundos e mais 50 crônicas (1966)




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