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João da Cruz e Sousa

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Mensaje por Maria Lua el Vie 08 Mayo 2020, 03:47



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Mensaje por Maria Lua el Vie 08 Mayo 2020, 03:48



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Mensaje por Maria Lua el Sáb 09 Mayo 2020, 13:48



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Mensaje por Maria Lua el Dom 10 Mayo 2020, 03:17

Velho

Estás morto, estás velho, estás cansado!
Como um suco de lágrimas pungidas
Ei-las, as rugas, as indefinidas
Noites do ser vencido e fatigado.

Envolve-te o crepúsculo gelado
Que vai soturno amortalhando as vidas
Ante o repouso em músicas gemidas
No fundo coração dilacerado.

A cabeça pendida de fadiga,
Sentes a morte taciturna e amiga,
Que os teus nervosos círculos governa.

Estás velho estás morto! Ó dor, delírio,
Alma despedaçada de martírio
Ó desespero da desgraça eterna.

( Cruz e Sousa )



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Mensaje por Maria Lua el Mar 12 Mayo 2020, 04:05



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Mensaje por Maria Lua el Miér 13 Mayo 2020, 03:19



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Mensaje por Maria Lua el Miér 13 Mayo 2020, 13:05

Durante su vida, Cruz e Sousa publicó solamente Missal, un libro de poemas en prosa, y Broquéis, un poemario en verso, lo cual marcó inicio del simbolismo-decadentismo en Brasil en 1893.​ En 1885, publicó otro poemario en prosa, coescrito con Virgílio Várzea, titulado Fantasias e Tropos. Sin embargo, la mayor parte de su obra poética quedó sin publicar y no vio la luz de manera completa hasta los años 1960. Algunos de sus poemas fueron extraviados, así como muchos de los artículos que escribió en periódicos.

Sin embargo, actualmente Cruz e Sousa es reconocido como uno de los principales poetas simbolistas de Brasil.


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Mensaje por Maria Lua el Jue 14 Mayo 2020, 03:17

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Mensaje por Maria Lua el Vie 15 Mayo 2020, 04:01

João da Cruz e Sousa (Nossa Senhora do Desterro, atual Florianópolis, Santa Catarina, 1861 – Barbacena, Minas Gerais, 1898). Poeta e jornalista. Reconhecido como o maior simbolista brasileiro, é o primeiro autor negro, filho de escravos libertos, a entrar para o cânone da literatura brasileira.
O acento inicial de sua atuação pública é o abolicionismo, sobretudo em publicações como o jornal Colombo, que funda em 1881, Tribuna Catarinense, com que colabora, e O Moleque, do qual se torna diretor no ano da estreia literária, e também em conferências ministradas em diferentes cidades brasileiras até 1888. O tema está presente em seu livro de estreia Tropos e Fantasias (1885), coletânea publicada em parceria com o contista e romancista Virgílio Várzea (1863-1941). A obra revela interesses que se mantêm nos livros seguintes, como a busca da palavra rara, a importância conferida à música e o experimentalismo em prosa.
A publicação das obras Broquéis e Missal, ambas de 1893 e consideradas marco inicial do Simbolismo no Brasil, é saudada apenas por um pequeno grupo próximo, ao qual pertence Nestor Victor (1868-1932), principal responsável pela divulgação da obra após a morte do poeta. Missal reúne 45 poemas em prosa, revelando uma de suas principais influências, o poeta francês Charles Baudelaire (1821-1867), criador do gênero. Em Broquéis há claro predomínio do soneto e da busca pelo estilo elevado. Aspectos tipicamente simbolistas – como os estados imprecisos de alma, a busca de uma linguagem poética capaz de transcender a razão e o uso de recursos como a sugestão e a musicalidade – não aparecem de forma pura nas obras. Ora se associam a traços parnasianos, como o esteticismo, o preciosismo sintático e lexical e a predileção pelo soneto, ora contrastam com forte sensualismo. A realidade não é representada, mas convocada por meio de deformações promovidas pelo olhar do sujeito.
Entre críticos e estudiosos da obra de Cruz e Souza, a recorrente presença da cor branca e de imagens da noite tornam-se objeto de debate e geram diferentes interpretações. Por um lado, o francês Roger Bastide (1898-1974) cria uma leitura cujas consequências são posteriormente questionadas. Nela, o primeiro traço é compreendido como a tradução poética da “nostalgia do branco”, experimentada, segundo o crítico, pelo poeta – isto é, o desejo de se tornar ariano, de “mudar mentalmente de cor”. Segundo o crítico, esse desejo de ascensão social explica a adesão ao simbolismo, “poesia essencialmente nórdica”, distante da realidade brasileira1. Já as também frequentes imagens da noite são, para Bastide, a marca pessoal de Cruz e Souza no quadro simbolista. Por outro lado, David Arrigucci Jr. (1943) retoma o argumento de que a noite seja mediação para a transcendência, mas aponta o “reducionismo sociológico” que não permite a Bastide “demonstrar a pertinência estética do social para a compreensão da estrutura poética”2. Para Massaud Moisés (1928-2018), a predileção por imagens do branco responde à convenção simbolista. Já Ivone Daré Rabello mostra como elementos fundamentais da lírica de Cruz e Sousa, tais como o visionarismo, a alucinação, os espaços sublimes e os mundos demoníacos, são “respostas líricas do excluído”, isto é, elementos poéticos que dão forma aos dilemas pessoais, de fundo histórico-social, vividos pelo autor numa sociedade escravocrata que jamais o aceita em seu círculo intelectual3.
Temas como a pobreza, o preconceito e a proximidade da morte se fazem presentes ainda nos livros póstumos – dois deles escritos em boa parte durante o adoecimento de Gavita. “Emparedado”, poema em prosa de Evocações (1898), dá forma às dificuldades do poeta “em completa, lógica e inevitável revolta” contra o meio. Os poemas de Faróis (1900), considerados o melhor de sua produção, são povoados de aspectos tipicamente simbolistas, como as imagens gélidas e cadavéricas, a amada morta e apodrecida e a exploração sonora dos signos – que ocorre, por exemplo, no poema “Violões que choram”, um de seus mais conhecidos: “[...] Vozes veladas, veludosas vozes, / Volúpias dos violões, vozes veladas [...]”. Em Últimos Sonetos (1905), as imagens deixam de ser obscuras, a sintaxe se simplifica e o destino trágico do artista aparece como sofrimento interiorizado, como em “O Assinalado”. Esse conjunto de características torna o livro de mais fácil aceitação junto ao público.
Embora não haja consenso entre as interpretações da obra do poeta, as leituras críticas apontam de forma unânime a qualidade de sua produção e o fato de ter sido o introdutor do simbolismo no país. Para alguns autores, Cruz e Sousa é o maior poeta brasileiro do século XIX.
Notas
1. BASTIDE, Roger. Quatro estudos sobre Cruz e Souza. In: Poesia afro-brasileira. São Paulo: Martins, 1943, p. 87, 90.
2. ARRIGUCCI JR., Davi. A noite de Cruz e Sousa. In: ARRIGUCCI JR., Davi. Outros achados e perdidos. São Paulo: Companhia das Letras, 1999, p. 167.
3. RABELLO, Ivone Daré. Um canto à margem: uma leitura da poética de Cruz e Sousa. São Paulo: Nankin: Edusp, 2006, p. 21.


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Mensaje por Maria Lua el Sáb 16 Mayo 2020, 03:40



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Mensaje por Maria Lua el Dom 17 Mayo 2020, 04:14

Temas como a pobreza, o preconceito e a proximidade da morte se fazem presentes ainda nos livros póstumos – dois deles escritos em boa parte durante o adoecimento de Gavita. “Emparedado”, poema em prosa de Evocações (1898), dá forma às dificuldades do poeta “em completa, lógica e inevitável revolta” contra o meio. Os poemas de Faróis (1900), considerados o melhor de sua produção, são povoados de aspectos tipicamente simbolistas, como as imagens gélidas e cadavéricas, a amada morta e apodrecida e a exploração sonora dos signos – que ocorre, por exemplo, no poema “Violões que choram”, um de seus mais conhecidos: “[...] Vozes veladas, veludosas vozes, / Volúpias dos violões, vozes veladas [...]”. Em Últimos Sonetos (1905), as imagens deixam de ser obscuras, a sintaxe se simplifica e o destino trágico do artista aparece como sofrimento interiorizado, como em “O Assinalado”. Esse conjunto de características torna o livro de mais fácil aceitação junto ao público.
Embora não haja consenso entre as interpretações da obra do poeta, as leituras críticas apontam de forma unânime a qualidade de sua produção e o fato de ter sido o introdutor do simbolismo no país. Para alguns autores, Cruz e Sousa é o maior poeta brasileiro do século XIX.


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Mensaje por Maria Lua el Lun 18 Mayo 2020, 12:16

Ninguém te viu o sentimento inquieto,

Magoado, oculto e aterrador, secreto,

Que o coração te apunhalou no mundo.



Mas eu que sempre te segui os passos

Sei que cruz infernal prendeu-te os braços

E o teu suspiro como foi profundo!


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Mensaje por Maria Lua el Mar 19 Mayo 2020, 03:39

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Mensaje por Maria Lua el Jue 21 Mayo 2020, 02:58

Painel em Florianópolis homenageia poeta Cruz e Sousa e chama atenção para seu legado
Obra do artista Rodrigo Rizo ocupa paredões de prédio ao lado da Praça XV de Novembro
29/06/2019 - 07h10



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O poeta em seu clássico retrato, em frente ao quintal do palácio que leva seu nome(Foto: Leo Munhoz / Diário Catarinense)
Desde o começo de junho, uma imagem chama a atenção na paisagem do Centro de [Tienes que estar registrado y conectado para ver este vínculo] . É o poeta Cruz e Sousa, retratado em um painel que ocupa os três paredões de um prédio ao lado da Praça XV de Novembro, em frente ao quintal do palácio que leva seu nome. Ao mesmo tempo em que homenageia o artista num dos mais célebres endereços da cidade, a pintura também reacende o debate em torno da figura dele, ajudando a fazer com que sua obra e legado sejam redescobertos.
Filho de escravos alforriados, João da Cruz e Sousa nasceu na então Desterro, como se chamava a capital catarinense no ano de 1861, já em liberdade. Enfrentou a sociedade escravocrata da época com textos e críticas contundentes, como jornalista, professor e escritor. Como poeta, experimentou diferentes formas e assimilou variadas influências, até encontrar a maturidade no estilo que o consagrou: como simbolista, movimento literário do qual é considerado um dos precursores no Brasil.




Pintado em preto e branco, o mural traz Cruz e Sousa em seu clássico retrato, cercado pela água do mar e ao lado de um cisne negro. O artista Rodrigo Rizo, autor do painel, explica que a imagem teve como inspiração o universo do poeta, que é marcado por elementos místicos e que remetem à transcendência.


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Mensaje por Maria Lua el Vie 22 Mayo 2020, 06:59



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Mensaje por Maria Lua el Sáb 23 Mayo 2020, 03:43

Velho

Estás morto, estás velho, estás cansado!
Como um suco de lágrimas pungidas
Ei-las, as rugas, as indefinidas
Noites do ser vencido e fatigado.

Envolve-te o crepúsculo gelado
Que vai soturno amortalhando as vidas
Ante o repouso em músicas gemidas
No fundo coração dilacerado.

A cabeça pendida de fadiga,
Sentes a morte taciturna e amiga,
Que os teus nervosos círculos governa.

Estás velho estás morto! Ó dor, delírio,
Alma despedaçada de martírio
Ó desespero da desgraça eterna.

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Mensaje por Maria Lua Ayer a las 03:46

AO DECÊNIO DE CASTRO ALVES
 
Quem sempre vence é o porvir!
No espadanar das espumas
Que vão à praia saltar!
Nos ecos das tempestades
Da bela aurora ao raiar,
Um brado enorme, profundo,
Que faz tremer todo o mundo
Se deixa logo sentir!
É como o brado solene,
Ingente, Celso, perene,
É como o brado: - Porvir!

Pergunta a onda: - Quem é?..,
Responde o brado: - Sou eu!
Eu sou a Fama, que venho
C'roar o vate, o Criseu!
Dormi, meu Deus, por dez anos
E da natura os arcanos

Não posso todos saber!
Mas como ouvisse louvores
De glória, gritos, clamores,
Também vim louros trazer.

Fatalidade! - Desgraça!
Fatalidade, meu Deus!
Passou-se um gênio tão cedo,
Sumiu-se um astro nos céus!
As catadupas d'idéias,
De pensamento epopéias
Rolaram todas no chão!
Saindo a alma pra glória
Bradou pra pátria - vitória!
Já sou de vultos irmãos!

Foi Deus que disse: - Poeta,
Vem decantar a meus pés.
Na eternidade há mais luz,
Dão mais valor ao que és.
Se lá na terra tens louros,
Receberás cá tesouros
De muitas glórias até!
Terás a lira adorada
C'o divo plectro afinada
De Dante, Tasso e Garret!

Então na terra sentiu-se
UM grande acorde final!
O belo vate brasílio
Pendeu a fronte imortal!
O negro espaço rasgou-se
E aquele gênio internou-se
Na sempiterna mansão.
A sua fronte brilhava
E o áureo livro apertava
Sereno e ledo na mão...

E o mundo então sobre os eixos
Ouviu-se logo rodar!
É que ele mesmo estremece
A ver um vulto tombar.

É que na queda dos entes
Que são na vida potentes,
Que têm nas veias ardor,
Há cataclismos medonhos
Que só sentimos em sonhos
Mas que nos causam terror!...

E o coração s'estortega
E s'entibia a razão!
No peito o sangue enregela
E logo a história diz: - Não!
Não chore a pátria esse filho,
Se procurou outro trilho
Também mais glória me deu!
E quando os séculos passarem
Se hão de tristes curvarem
Enquanto alegre só eu?...

Oh! Basta! Basta! Silêncio!
Repousa, vate, nos Céus!
Que muito além dos espaços
Os cantos subam dos teus!
Se nesta vida d'enganos
Não são bastante os humanos
Pra te render ovações!
Perdoa os fracos, ó gênio,
Que pra cantar teu decênio
Somente Elmano ou Camões!


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