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JOSÉ RÉGIO

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Mensaje por Maria Lua el Jue 18 Nov 2010, 19:30

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José Régio


     - José Maria dos Reis Pereira -
      (Portugal, 1901-1969)  

 
Escritor portugués nacido en Vila do Conde. Considerado uno de los poetas más duros y modernos de su época, profundamente subjetivo e introvertido, la materia de sus poemas es la angustia de la incerteza. Su primer libro de poemas fue Poemas de Dios y del Diablo (1925), que provocó cierto impacto y que está considerado un paradigma de la modernidad en Portugal. En él se resumen gran parte de los fundamentos de la cultura contemporánea. Su poesía va más allá de la pulsión confesional y gana amplitud por la intensidad con que en ella irrumpen las antiguas oposiciones entre el bien y el mal, la carne y el espíritu, la nada y lo absoluto: realidades contradictorias que siempre le atormentaron y que se proyectan en un enigma inherente a la propia esencia de la poesía.  






Cântico negro




"Vem por aqui" — dizem-me alguns com os olhos doces
Estendendo-me os braços, e seguros
De que seria bom que eu os ouvisse
Quando me dizem: "vem por aqui!"
Eu olho-os com olhos lassos,
(Há, nos olhos meus, ironias e cansaços)
E cruzo os braços,
E nunca vou por ali...
A minha glória é esta:
Criar desumanidades!
Não acompanhar ninguém.
— Que eu vivo com o mesmo sem-vontade
Com que rasguei o ventre à minha mãe
Não, não vou por aí! Só vou por onde
Me levam meus próprios passos...
Se ao que busco saber nenhum de vós responde
Por que me repetis: "vem por aqui!"?

Prefiro escorregar nos becos lamacentos,
Redemoinhar aos ventos,
Como farrapos, arrastar os pés sangrentos,
A ir por aí...
Se vim ao mundo, foi
Só para desflorar florestas virgens,
E desenhar meus próprios pés na areia inexplorada!
O mais que faço não vale nada.

Como, pois, sereis vós
Que me dareis impulsos, ferramentas e coragem
Para eu derrubar os meus obstáculos?...
Corre, nas vossas veias, sangue velho dos avós,
E vós amais o que é fácil!
Eu amo o Longe e a Miragem,
Amo os abismos, as torrentes, os desertos...

Ide! Tendes estradas,
Tendes jardins, tendes canteiros,
Tendes pátria, tendes tetos,
E tendes regras, e tratados, e filósofos, e sábios...
Eu tenho a minha Loucura !
Levanto-a, como um facho, a arder na noite escura,
E sinto espuma, e sangue, e cânticos nos lábios...
Deus e o Diabo é que guiam, mais ninguém!
Todos tiveram pai, todos tiveram mãe;
Mas eu, que nunca principio nem acabo,
Nasci do amor que há entre Deus e o Diabo.

Ah, que ninguém me dê piedosas intenções,
Ninguém me peça definições!
Ninguém me diga: "vem por aqui"!
A minha vida é um vendaval que se soltou,
É uma onda que se alevantou,
É um átomo a mais que se animou...
Não sei por onde vou,
Não sei para onde vou
Sei que não vou por aí!



CÁNTICO NEGRO


CÁNTICO NEGRO

"Ven por aquí" --me dicen algunos con ojos dulces,
Abriéndome los brazos... convencidos
de que sería bueno que los escuchase.
Cuando me dicen: ¡Ven por aquí!
Yo los miro con ojos tranquilos,
(Hay, en mis ojos, ironías y cansancios)
Y cruzo los brazos,
Y nunca voy por allí...
Mi gloria es esta:
¡Criar ausencias de humanidad!
No acompañar a nadie
-Que yo vivo con la misma desgana
Con que rasgué el vientre de mi madre
¡No, no voy por ahí! Sólo voy por donde
Me llevan mis propios pasos...
Si a lo que pregunto ninguno de vosotros responde,
¿Por qué me repetís: "ven por aquí"?

Prefiero resbalar en callejones cenagosos
Arremolinar al viento,
Como harapos, arrastrar los pies sangrientos,
A ir por ahí...
¡Si vine al mundo fue
Sólo para desflorar florestas vírgenes,
Y dibujar mis propios pies en la arena inexplorada!
Lo demás que hago no vale nada.

¿Cómo váis a ser vosotros
los que me déis impulso, herramientas y coraje
Para derribar mis obstáculos?...
Corre, en vuestras venas, sangre vieja de los abuelos,
¡Y vosotros amáis lo que es fácil!
Yo amo la Lejanía y el Espejismo,
Amo los abismos, los torrentes, los desiertos..

¡Id! Tenéis carreteras,
Tenéis jardines, tenéis parterres,
Tenéis patria, tenéis techo,
Y tenéis reglas, y tratados, y filósofos, y sabios.
¡Yo tengo mi Locura!
La levanto, cual antorcha, para que arda en la noche oscura,
Y siento espuma, y sangre, y cánticos en los labios...
Dios y el Diablo son quienes me guían, nadie más,
Todos tuvieron padre, todos tuvieron madre;
Pero yo, que nunca empiezo ni acabo,
Nací del amor que hay entre Dios y el Diablo.

¡Ah, que nadie me dé piadosos consejos!
¡Que nadie me pida definiciones!
¡Que nadie me diga: "ven por aquí"!
Mi vida es un vendaval que se desató,
Una ola que creció.
Es un átomo de más que tomó vida...
No sé por dónde voy,
No sé a dónde voy.
--¡Sé que no voy por ahí! "


JOSÉ RÉGIO


(versión de Pedro Casas Serra)


Última edición por Maria Lua el Vie 06 Mar 2020, 10:52, editado 4 veces


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Mensaje por Administrador el Dom 21 Nov 2010, 18:47

QUE MARAVILLA!!!!!!!!!!!, es impresionante, me encantó,me quedo con este poema que es justamente lo que quisiera decir, GENIAL , gracias Maria.-

un beso enorme amiga querida


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Mensaje por Pascual Lopez Sanchez el Vie 26 Nov 2010, 06:05

s.c.
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Mensaje por Carmen Parra el Miér 01 Dic 2010, 21:48

Bellisimo querida Maria, volveré nuevamente amiga mia
Un beso
Stella
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Mensaje por Maria Lua el Sáb 04 Dic 2010, 11:32

Si, Walter, es genial el poema
de José Regio...
Gracias, amigo...
Un beso
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Mensaje por Carmen Parra el Sáb 14 Ene 2012, 15:33

De nuevo paso para gozar de estos versos querida Maria
Un abrazo
Carmen
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Mensaje por Maria Lua el Dom 15 Ene 2012, 15:27

Gracias, querida Carmen,
ese poema de José Régio es
uno de mis preferidos en
lingua portuguesa...
Un beso
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Mensaje por Maria Lua el Sáb 25 Feb 2012, 21:35

El poema ya está con la
bella versión de Pedro...


Gracias, amigo Pedro por
tu excelente trabajo...
Un beso, con cariño
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Mensaje por Angel Salas el Lun 05 Mar 2012, 22:46

Maria Lua....genial, que lindos versos de Jose Regio....gracias por compartirlo

Mi cariño Siempre
Angel
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Mensaje por Maria Lua el Jue 15 Mar 2012, 18:53

Gracias a ti, Ángel, me gusta
muchísimo ese poema de
José Régio...
Besos, amigo
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Mensaje por Maria Lua el Vie 06 Mar 2020, 10:55

LA POESÍA DE JOSÉ RÉGIO



La literatura portuguesa goza hoy en día de una patente notoriedad en nuestro país, debido sobre todo al auge de algunos excelentes narradores como António Lobo Antunes, José Saramago y Miguel Torga. A su vez, en los últimos treinta años, la figura del portento que encarna Fernando Pessoa y su pléyade de heterónimos, ha impreso una marca indeleble en las mentes de innumerables lectores que día a día se multiplican. La literatura de Portugal es, pues, indispensable para entender un aspecto de Europa que hasta hace muy  poco había estado oculto para muchos.

Sin embargo, hay todavía un gran número de escritores lusitanos que se hallan ausentes de las librerías y a más de uno sólo lo conocemos de oídas. De la poesía de Portugal, que durante el siglo XX ha sido brillantísima, se edita muy poco en nuestro país, salvo por algunas valiosas traducciones hechas por escritores mexicanos —uno de los más notables traductores de esta tradición es, sin duda, Francisco Cervantes; inclusive me atrevería a afirmar que es el mejor traductor de Pessoa en lengua española. A la poesía portuguesa escrita durante  el siglo XX se le considera la del Siglo de Oro portugués. En España, vecino incómodo, la cosa de las ediciones no es muy distinta. Si bien han existido esfuerzos por traducir a poetas notabilísimos —como es el caso de Luís Vaz de Camões, un equivalente portugués de Cervantes que también escribió en español—, las ediciones de poetas portugueses del siglo XX no son muy numerosas.

En este universo de poetas, la figura de José Régio es fundamental y cautivadora. Poeta esencial, lo es también desde la perspectiva crítica, en la que incursionó de manera contundente y directa. Régio es tal vez el escritor más representativo del segundo modernismo portugués, que tuvo como escaparate creativo a la revista Presença, de la cual también fue fundador el ensayista João Gaspar Simões.

Críticos como Silva Carvalho consideran al segundo modernismo portugués un retroceso estilístico respecto del primer modernismo que tuvo como mayor exponente a Fernando Pessoa. La razón de este juicio, un tanto severo, se debe a la recuperación que los poetas de Presença hacen de algunas figuras un tanto nebulosas y de cierto simbolismo tardío, como es el caso de Florbela Espanca, escritora dilecta de Régio y Camilo Pesanha, poeta enigmático.

La indagación del segundo modernismo no se interesa del todo por la asimilación de los aspectos más experimentales del primero (hallados esencialmente en Mario de Sá-Carneiro y Álvaro de Campos), si acaso observamos la utilización del verso libre, pero en el mayor de los casos se conservan el metro y la rima. En el caso particular de José Régio se enfatiza sobre todo la búsqueda de un estilo individual que recupera de sus antecesores inmediatos las reflexiones teóricas sobre el sensacionismo, lo que plantea un cambio en la interiorización del poema, una percepción no intelectualizada de las sensaciones, ejerciendo así un cambio considerable en el tratamiento del poema. En este aspecto encontraremos la verdadera experimentación del segundo modernismo, dado que no desatiende los sentimientos más complejos del alma humana por la incorporación experimental que se plantean las vanguardias históricas en el nivel lingüístico.

Específicamente, la poesía de Régio se debate entre los opuestos, el mundo interior contra el exterior, la salvación y la condenación, la crítica acerba de la sociedad y la piedad cristiana; y finalmente la lucha y convivencia del bien y el mal, por las que él mismo se considera engendrado: «pero yo, que nunca principio ni concluyo / nací del amor que hay entre Dios y el Diablo».

Los poemas que aquí se presentan pertenecen al primer libro de José Régio, Poemas de Deus e do Diabo, acontecimiento literario que en su primera edición pasara inadvertido, pero que en ediciones subsecuentes lograría perturbar algunas conciencias conservadoras de esa nación peninsular.

De naturaleza combativa, los poemas expresan la resistencia que opone el artista ante la vida común y fácil, atendiendo al llamado superior del arte.

En las posteriores ediciones de Poemas de Deus e do Diabo el autor incluyó un postfacio que iba modificándose en cada edición; en él reflexiona sobre su vida, su obra y su contexto histórico. También polemiza sólidamente con diferentes autores y movimientos literarios a lo largo de la historia contemporánea de su país.

CÂNTICO NEGRO

José Régio

«Vem por aqui» — dizem-me alguns com olhos doces,

Estendendo-me os braços, e seguros

De que seria bom que eu os ouvisse

Quando me dizem: «vem por aqui»!

Eu olho-os com olhos lassos,

(Há, nos meus olhos, ironias e cansaços)

E cruzo os braços,

E nunca vou por ali…

A minha glória é esta:

Criar desumanidade!

Não acompanhar ninguém.

— Que eu vivo com o mesmo sem-vontade

Com que rasguei o ventre a minha Mãe.

Não, não vou por aí! Só vou por onde

Me levam meus próprios passos…

Se ao que busco saber nenhum de vós responde,

Porque me repetis: «vem por aqui»?

Prefiro escorregar nos becos lamacentos,

Redemoinhar aos ventos,

Como farrapos, arrastar os pés sangrentos,

A ir por aí…

Se vim ao mundo, foi

Só para desflorar florestas virgens,

E desenhar meus próprios pés na areia inexplorada!

O mais que faço não vale nada.

Como, pois, sereis vós

Que me dareis impulsos, ferramentas, e coragem

Para eu derrubar os meus obstáculos?…

Corre, nas vossas veias, sangue velho dos avós,

E vós amais o que é fácil!

Eu amo o Longe e a Miragem,

Amo os abismos, as torrentes, os desertos…

Ide! tendes estradas,

Tendes jardins, tendes canteiros,

Tendes pátrias, tendes tectos,

E tendes regras, e tratados, e filósofos, e sabios.

Eu tenho a minha Loucura!

Levanto-a, como urn facho, a arder na noite escura,

E sinto espuma, e sangue, e cânticos nos lábios…

Deus e o Diabo é que me guiam, mais ninguém.

Todos tiveram pai, todos tiveram mãe;

Mas eu, que nunca principio nem acabo,

Nasci do amor que há entre Deus e o Diabo.

Ah, que ninguém me dê piedosas intenções!

Ninguém me peca definições!

Ninguém me diga: «vem por aqui»!

A minha vida é um vendaval que se soltou.

É uma onda que se alevantou.

É um átomo a mais que se animou…

Não sei por onde vou,

Não sei para onde vou,

— Sei que não vou por aí!







CÁNTICO NEGRO




Versión de Mijail Lamas




¡«Ven por aquí», me dicen algunos con ojos dulces,

y me extienden sus brazos, seguros

de que sería bueno que yo les oyese

cuando me dicen «Ven por aquí»!

Los miro con ojos extenuados

(hay, en mis ojos, ironías y cansancios)

y cruzo los brazos

y nunca voy por allí…

Mi gloria es ésta:

¡crear deshumanidad!

No acompañar a nadie.

—Que yo vivo con la misma indiferencia

con que rasgué el vientre de mi madre.

¡No, no voy por ahí! Sólo voy por donde

me llevan mis propios pasos…

Si lo que quiero saber ninguno de ustedes me responde,

¿por qué me repiten «Ven por aquí»?

Prefiero deslizarme por callejones cenagosos,

remover los vientos

como harapos, arrastrar los pies ensangrentados,

a ir por ahí…

¡Si vine al mundo, fue

para desflorar florestas vírgenes

y dibujar mis propios pies en la arena inexplorada!

Lo demás que hago no vale nada.

¿Cómo, pues, serán ustedes

los que me den impulsos, herramientas y coraje

para derrumbar mis obstáculos?…

¡En sus venas corre la antigua sangre de los abuelos

y aman las cosas fáciles!

Yo amo el Espejismo y lo Distante,

amo los abismos, los torrentes, los desiertos…

¡Anden! Ustedes tienen calles,

tienen jardines, tienen macetas,

tienen patrias, tienen techos,

y tienen reglas y tratados y sabios y filósofos.

¡Yo tengo mi Locura!

La levanto, como una antorcha, la dejo arder en la noche sombría,

y siento sangre y espuma y cánticos en los labios…

Dios y el Diablo son quienes me guían, nadie más.

Todos tuvieron padre, todos tuvieron madre,

pero yo, que no comienzo ni concluyo,

nací del amor que hay entre Dios y el Diablo.

¡Ah, que nadie me obsequie intenciones piadosas!

¡Nadie me pida definiciones!

¡Nadie me diga «Ven por aquí»!

Mi vida es un vendaval que se soltó.

Es una ola que se ha levantado.

Y un átomo más que se anima…

No sé por dónde voy,

no sé a dónde voy,

— ¡Sé que no voy por allí!









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Mensaje por Maria Lua el Vie 06 Mar 2020, 10:58

RONDA DOS BRAÇOS QUEBRADOS

José Régio

I

Minh’alma vai à frente, eu rojo atrás dela:

Porque eu sou feio e triste,

Mas a minh’alma é bela…

Sim, a minh’alma sabe essas palavras ébrias

Que nos atiram para o Infinito.

Quando a minh’alma fala, a sua voz é um grito,

Grito de oiro que vara a solidão do espato,

E Deus acolhe no seu regaço.

Que pena que a minh’alma

Só pela fala do meu corpo fale!

Que a fala do meu corpo é intolerável,

Mas a minh’alma é bela,

E eu ou hei-de pedir-lhe que se cale,

Ou hei-de dar-lhe a voz da minha lingua miserável!

II

— «Onde há urna doutrina

«Que possa pôr de acordo

«Toda a minha grandeza

«Com a minha desgraça?

«Que Deus humano me dirá essa parábola divina?

«Quem me fará esse milagre?

«Quem me abrirá essa porta?

«Seja quem for,

«(Deus ou Satã, pouco importa)

«Quero chamar-lhe meu senhor,

«Acolher-me a seus pés como urn escravo!»

Mas em vão

Eu atiro ao silêncio o meu pregão,

Eu o atiro à multidão que passa:

— «Onde há uma doutrina

«Que possa pôr de acordo

«Toda a minha grandeza

«Com a minha desgraça?»

III

Terra do chão, tapa-me a boca!

— Terra do chão que piso aos pés…

Areias do deserto,

Areias que subis no ar, turbilhonando,

Cegai-me!

Prostrai-me,

Ventos que ides passando assobiando…

Ondas do mar que desabais,

(Ah, o mar…!)

Levai-me!

Estou fartinho de lutar,

Não posso mais.

(Mas não quería enlanguescer na minha enxerga…)





RONDA DE LOS BRAZOS QUEBRADOS




Versión de Mijail Lamas

I

Al frente va mi alma, yo me arrastro tras de ella:

porque soy feo y triste,

pero mi alma es muy bella…

Sí, mi alma sabe esas palabras ebrias

que nos arrojan al infinito.

Cuando mi alma habla, su voz es un grito.

Grito de oro que agita la soledad del espacio,

y que Dios toma en su regazo.

¡Qué pena que mi alma

sólo con su voz de mi cuerpo hable!

¡Que el habla de mi cuerpo es intolerable,

pero mi alma es bella,

y yo he de pedirle que se calle,

he de darle la voz de mi lengua miserable!

II

—«¿Dónde hay una doctrina

que pueda poner de acuerdo

toda mi propia grandeza

con toda mi desgracia?

¿Qué Dios humano me dirá esa parábola divina?

¿Quién me hará ese milagro?

¿Quién me abrirá esa puerta?

¡Sea quien fuere,

(Dios o Satán, poco importa)

quiero llamarle mi señor,

abrazarme a sus pies como un esclavo!»

Pero en vano

lanzo al silencio mi pregón,

lo arrojo a la multitud que pasa:

—«¿Dónde hay una doctrina

que pueda poner de acuerdo

toda mi propia grandeza

con toda mi desgracia?»

III

¡Tierra del suelo, tapa mi boca!

—Tierra del suelo que piso a mis pies…

Arenas del desierto,

arenas que suben por el aire en torbellino,

¡ciéguenme!

Póstrenme,

vientos que pasan silbando…

Olas del mar que se derrumban

(¡ah el mar…!),

¡llévenme!

Estoy harto de luchar,

ya no puedo.

(Mas no querría languidecer en mi camastro…)




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Mensaje por Maria Lua el Vie 06 Mar 2020, 11:01

José Régio, seudónimo de José Maria dos Reis Pereira, (Vila do Conde, 17 de septiembre de 1901 — Vila do Conde, 22 de diciembre de 1969) fue un escritor portugués.


Fundó en 1927 la revista Presença, que vino a marcar el segundo modernismo portugués y de la que Régio fue el principal impulsor e ideólogo. De hecho se le asocia ese nombre por ser la gran personalidad del grupo y por mantenerse fiel al espíritu inicial de la publicación.

También escribió para varios periódicos, como por ejemplo el Diário de Noticias y el Comércio do Porto. Hizo también frente al Estado Novo, habiendo sido miembro del Movimiento de Unidad Democrática (MUD) y apoyado la candidatura del General Humberto Delgado.

Como escritor, José Régio se dedicó a la novela, al teatro, a la poesía y al ensayo. Como poeta tiene un vigor expresivo cercano a los románticos, así a Garrett: aparece en forma de diálogo entre un yo social intermedio y un otro que hace de bufón y le empuja a cierto abismo, por encima o por debajo de la normalidad. Eso es propio de un escritor que se la ha definido como un "habitante de dos mundos", como un metafísico en cierta estela de Pessoa.1​().

Su obra está fuertemente marcada por conflictos entre Dios y el Hombre, el individuo y la sociedad, en un análisis crítico de la soledad y de las relaciones humanas. Como ensayista, se dedicó al estudio de Camões y Florbela Espanca, entre otros.

Obras
Poesía
1925 - Poemas de Deus e do Diabo
1929 - Biografía
1935 - As Encruzilhadas de Deus
1945 - Fado (1941), Mas Deus é Grande
1954 - A Chaga do Lado
1961 - Filho do Homem
1968 - Cântico Suspenso
1970 - Música Ligeira
1971 - Colheita da Tarde
Ficción
1934 - Jogo da Cabra-Cega.
1941 - Davam Grandes Passeios aos Domingos
1942 - O Príncipe com Orelhas de Burro
1945 a 1966 - A Velha Casa
1946 - Histórias de Mulheres
1962 - Há Mais Mundos
Ensayo
1936 - Críticas e Criticados
1938 - António Botto e o Amor
1940 - Em Torno da Expressão Artística
1952 - As Correntes e as Individualidades na Moderna Poesia Portuguesa
1964 - Ensaios de Interpretação Crítica
1967 - Três Ensaios sobre Arte
1977 - Páginas de Doutrina e Crítica da Presença
Teatro
1940 - Jacob e o Anjo.
1947 - Benilde ou a Virgem-Mãe.
1949 - El-Rei Sebastião.
1954 - A Salvação do Mundo.
1957 - Três Peças em Um Acto.
Escritura




Epitáfio para um poeta:



As asas não lhe cabem no caixão! / A farpela de luto não condiz / Com seu ar grave, mas, enfim, feliz; / A gravata e o calçado também não. / Ponham-no fora e dispam-lhe a farpela! / Descalcem-lhe os sapatos de verniz! / Nao vêem que ele, nu, faz mais figura, / Como uma pedra, ou uma estrela? / Pois atirem-no assim à terra dura, / Ser-lhe-á conforto: / Deixem-no respirar ao menos morto!


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Mensaje por Maria Lua el Vie 06 Mar 2020, 11:05

Biografia




Foi em Vila do Conde que José Régio nasceu, filho do ourives José Maria Pereira Sobrinho e de Maria da Conceição Reis Pereira, e aí viveu até acabar o quinto ano do liceu. Ainda jovem publicou os seus primeiros poemas nos jornais vilacondenses A República e O Democrático, dirigidos por seu tio e padrinho António Maria Pereira Júnior.

Depois de uma breve e infeliz passagem por um internato do Porto (que serviu de matéria romanesca para Uma gota de sangue), aos dezoito anos foi para Coimbra, onde se licenciou em Filologia Românica em 1925 com a tese As correntes e as individualidades na moderna poesia portuguesa. Esta tese na época passou um pouco ignorada, uma vez que valorizava poetas quase desconhecidos na altura, como Fernando Pessoa e Mário de Sá-Carneiro; mas, em 1941, foi ampliada e publicada com o título Pequena história da moderna poesia portuguesa.

Régio professor liceal

Foi em 1927 que José Régio começou a leccionar Português e Francês num liceu no Porto, até 1928, e a partir desse ano em Portalegre, onde ensinou grande parte da sua vida no então Liceu Nacional de Portalegre (atual Escola Secundária Mouzinho da Silveira) de 1929 a 1962, ano em que se aposentou do serviço docente. Manteve-se em Portalegre até 1966, quando regressou definitivamente a Vila do Conde.

Régio escritor e teórico: o movimento da 'presença' e outras revistas
Em 1927, com Branquinho da Fonseca e João Gaspar Simões, fundou a revista Presença, que veio a ser publicada, irregularmente, durante treze anos. Esta revista veio a marcar o segundo modernismo português, que teve como principal impulsionador e ideólogo José Régio, que também escreveu em jornais e revistas como Seara Nova, Ler, O Comércio do Porto, o Diário de Lisboa, o Diário Popular e o Diário de Notícias, Contemporânea[1] (1915-1926), Renovação (1925-1926) [2], Movimento [3] (1933-1934), Princípio[4] (1930), Sudoeste [5] (1935), Altura (1945)[6], Mundo Literário [7] (1946-1948), Variante (1942-43) e na revista luso-brasileira Atlântico [8] entre muitas outras, nacionais, ultramarinas, regionais e locais.

A arte pela vida

Como escritor, José Régio é considerado um dos grandes criadores da moderna literatura portuguesa. Refletiu em toda a sua obra problemas relativos ao conflito entre o Homem e Deus, o artista e a sociedade, o Eu e os outros. Construiu a sua poderosa arte poética e ficcional num tom misticista e num intimismo psicologista com que analisava a problemática das relações humanas e da solidão do indivíduo, procedendo ao mesmo tempo a uma dolorosa autoanálise.

Apesar do regime conservador de então, Régio manteve-se fiel aos seus ideais de socialista cristão e teve durante a sua vida uma participação ativa, embora moderada, na vida pública, sem na sua escrita condescender com uma mera contestação panfletária. Devido à sua posição independente polemizou acerbamente com escritores oriundos do neorrealismo, do concretismo, do experimentalismo e do formalismo, defendendo o ideal presencista de uma arte pela vida, fortemente individualista e que expressasse com sinceridade as mais íntimas emoções do artista - nas quais atribui especial relevo aos dilemas morais e à indagação religiosa. Mas se a inspiração do artista fosse predominantemente social, haveria que expressá-la com independência de quaisquer programas políticos (e Régio assim o demonstrou na sua poesia social de Fado, A Chaga do Lado e Cântico Suspenso), o que representou um desafio muito contestado naquela época de estritos alinhamentos.

Os cafés e as tertúlias

Em Coimbra, no Café Central, reunira-se o grupo de jovens da Presença, incluindo João Gaspar Simões e Branquinho da Fonseca, "cenáculo onde Régio realmente pontificava".[9] Depois, nos seus anos de Alentejo, Régio presidira a nova tertúlia no Café Central, agora de Portalegre, que integrava entre outros o médico Feliciano Falcão, o pintor Arsénio da Ressurreição e o capitão Carlos Saraiva e por onde passaram, em cumprimento do serviço militar no Quartel de São Francisco, os milicianos David Mourão-Ferreira (março a junho de 1952) e Eugénio Lisboa (fev. 1954 a fev. 1955).

Já nos últimos anos da sua vida, Régio foi de novo a figura tutelar de uma tertúlia que reunia semanalmente no Diana-Bar da Póvoa de Varzim, ou no restaurante Marisqueira em A-Ver-o-Mar (o "grupo dos sábados") a que compareciam regularmente Manuel de Oliveira, Luís Amaro de Oliveira,[10] João Francisco Marques, Orlando Taipa, Flávio Gonçalves e Pacheco Neves e a que se juntou Agustina Bessa-Luís.

Régio coleccionador e antiquário

Durante o tempo que passou no Alentejo, e para apoiar as suas apetências de coleccionador, Régio desenvolveu um pequeno negócio de comércio e restauro de antiguidades, e empregou artífices por sua conta para recuperar as suas próprias peças e aquelas que vendia.

Veio assim a reunir uma extensa e preciosa coleção de antiguidades e de arte sacra alentejanas que vendeu à Câmara Municipal de Portalegre em 1964, com a condição de esta comprar também o prédio da pensão onde vivera e de o transformar em casa-museu. Providenciou de igual modo para a sua casa de Vila do Conde e hoje em dia ambas as casas de Vila do Conde e de Portalegre são casas-museu onde se expõe um rico acervo de arte sacra e de arte popular, as duas predileções artísticas de Régio.

Colaborações artísticas e prémios de homenagem
Alguns dos seus livros foram ilustrados por seu irmão, o pintor Julio/Saúl Dias, outros pelo próprio Régio, entre uma plêiade de capistas e ilustradores que se inspiraram na sua obra, incluindo Bernardo Marques, Câmara Leme, Lima de Freitas, Stuart Carvalhais, entre muitos outros.

Grande apreciador de cinema, colaborou ativamente com vários cineastas, sobretudo com Manoel de Oliveira que realizou filmes com a sua assessoria e outros inspirados na sua obra.

Em 1965 Amália Rodrigues gravaria 'Fado português' de José Régio, num LP que receberia o nome da composição de abertura: Amália Rodrigues – Fado português.

Recebeu em 1961 o Prémio Diário de Notícias por As monstruosidades vulgares; em 1963 o Grande Prémio de Novelística da Sociedade Portuguesa de Escritores por Há mais mundos; em 1970, a título póstumo, o Prémio Nacional de Poesia da Secretaria de Estado da Informação e Turismo (SEIT) por Música Ligeira.

Vida pessoal


Foi irmão do poeta, pintor e engenheiro Júlio Maria dos Reis Pereira, que como artista plástico se assinava Julio e como poeta Saúl Dias. Teve mais dois irmãos que se dedicaram às artes plásticas, Apolinário José (1917-2000) e João Maria (1922-2009) e ainda um outro, Antonino Maria (1905-1965), que emigrou jovem para o Recife, Pernambuco. Duas irmãs morreram cedo. Nunca se casou, mas não era celibatário: do seu sentimento amoroso dá conta o seu Soneto de Amor.[11]

Fumador inveterado, veio a morrer vítima de ataque cardíaco.
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Mensaje por Maria Lua el Vie 06 Mar 2020, 11:10

Obras publicadas


Poesia

1925 — Poemas de Deus e do Diabo
1929 — Biografia
1936 — As Encruzilhadas de Deus
1941 — Fado
1945 — Mas Deus é Grande
1954 — A Chaga do Lado
1961 — Filho do Homem
1968 — Cântico Suspenso
1970 — Música Ligeira: volume póstumo, org. Alberto de Serpa (Prémio Nacional de Poesia 1970 da Secretaria de Estado da Informação e Turismo (SEIT).
1971 — Colheita da Tarde: volume póstumo, org. Alberto de Serpa.


Ficção


1934 — Jogo da cabra-cega
1941 — Davam grandes passeios aos domingos
1942 — O príncipe com orelhas de burro – História para crianças grandes – Romance
1945 — A velha casa I - Uma gota de sangue
1946 — Histórias de mulheres (inclui O vestido côr-de-fogo)
1947 — A velha casa II - As raízes do futuro
1955 — A velha casa III - Os avisos do destino
1960 — A velha casa IV - As monstruosidades vulgares (Prémio Diário de Notícias em 1961)
1962 — Há mais mundos (Grande Prémio de Novelística da SPE em 1963).
1966 — A velha casa V - Vidas são vidas
Ensaio, Crítica, História da Literatura
1925 — As correntes e as individualidades na moderna poesia portuguesa.
1936 — Críticos e criticados
1937 — António Botto e o amor
1940 — Em torno da expressão artística
1941 — Pequena história da moderna poesia portuguesa
1964 — Ensaios de interpretação crítica
1967 — Três ensaios sobre arte
1977 — Páginas de doutrina e crítica da Presença (recolha póstuma).
Teatro
1936 — Sonho de uma véspera de exame (estreia em 30.03.1936, no Teatro Portalegrense, em Portalegre, publicada em 1989).
1940 — Jacob e o anjo (estreia em 31.12.1952, no Studio des Champs-Élysées, em Paris, encenação de Jacques Charpin); a publicação desta peça em Primeiro Volume de Teatro inclui ainda a 1.ª versão de 'Três máscaras').
1940 — Sou um homem moral
1947 — Benilde ou a virgem-mãe (estreia em 25.11.1947, no Teatro Nacional, em Lisboa, encenação de Amélia Rey-Colaço).
1949 — El-Rei Sebastião (estreia em 19.10.1985, no Cine-Teatro Crisfal, em Portalegre, encenação de Carlos César).
1953 — Jacob e o anjo (2.ª versão).
1954 — A salvação do mundo (estreia em 28.04.1956, no Teatro da Casa da Comarca de Arganil, em Lisboa, encenação de Claude-Henry Frèches).
1957 — Três peças em um acto: Três máscaras - 2.ª versão; O meu caso (escrito em 1950, estreia em 1963, no Liceu de Viseu, encenação de Osório Mateus); Mário ou Eu Próprio - O Outro (estreia em 17.05.1958, no Teatro Avenida, de Coimbra, encenação de Paulo Quintela).
1967 — O judeu errante
1984 — Três máscaras (ópera - estreia no Teatro de S. Carlos com música de Maria de Lourdes Martins).

Autobiografia

1971 — Confissão dum homem religioso - páginas íntimas
1994 — Páginas do diário íntimo
Correspondência

1986 — Correspondência com Jorge de Sena.
1989 — Correspondência com Flávio Gonçalves [12].
1994 — Correspondência (antologia)
1994 — Correspondência com António Sérgio.
1997 — Correspondência familiar (cartas a seus pais).
2001 — Cartas a seu irmão Apolinário.
2007 — Correspondência com Vitorino Nemésio.
2008 — Correspondência com Álvaro Ribeiro.
2015 — Correspondência com seu irmão Antonino.
2016 — Correspondência com Eugénio Lisboa.


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